28 ago, 2018 / por Bento Augusto

O choro, ao nascer, é a primeira forma de comunicação do homem. É a primeira expressão de um ser em direção a outro ser. Desde então, a vida torna-se um eterno fazer-se entender pelo outro. Um eterno comunicar. E como está a sua comunicação?

De que maneira você está se expressando? Acredita que está passando a mensagem que realmente você quer passar?

Uma das pressuposições da PNL sugere que o “significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que se obtém”. Quantas vezes você solicitou alguma coisa e recebeu algo completamente diferente? Ou expressou algo e gerou confusão por não ter sido bem entendido? Seja como líder empresarial, em uma reunião de amigos ou no dia a dia com a família. O que você comunica passa pelos “filtros” do outro, a representação da realidade, dos fatos e dos acontecimentos que estão registrados na mente daqueles que estão recebendo a informação.

Comunicar vai além do que se deseja expor. Diz respeito à resposta que se obtém, ou seja, ser compreendido. Perceba se sua comunicação está sendo clara e, caso não esteja, mude.

Lembre-se: a responsabilidade da comunicação é sempre do comunicador. Por isso, cheque, perguntando ao receptor o que ele entendeu sobre o que foi dito. Estamos entendidos?

1234!