28 ago, 2018 / por Bento Augusto

Você conhece pessoas que por ter tido uma experiência negativa em uma situação passou a evitá-la por medo, vergonha ou culpa? Por exemplo: alguém que nunca mais tomou banho de mar após se afogar.

Todos nós atribuímos significados às nossas experiências de acordo com nossas vivências, crenças, valores, preocupações (ou melhor, pré-ocupações) e preferências. Se negativos, esses registros podem bloquear nossa ação para viver novamente experiências parecidas – parecidas, pois nada na vida se repete.

Ressignificar é mudar a estrutura de referência, dar um novo significado à vivência. Claro que não podemos mudar o que ocorreu, mas podemos alterar, sim, nossa percepção sobre aquilo e descobrir a intenção positiva de nosso comportamento, atribuindo a ela um novo significado.

Usando o exemplo acima, podemos, através das técnicas da PNL, fazer com que a pessoa perceba que o medo de tomar banho de mar tem uma intenção positiva – talvez a de tomarmos mais cuidado. Porém, é preciso compreender que cada experiência é única e o que ocorreu no passado faz parte de nossa memória e não o que pode acontecer no presente ou no futuro.

Lembre-se: Você não é o seu passado. Ele apenas faz parte da sua história.