30 jul, 2018 / por Bento Augusto

O diálogo é sempre o melhor caminho para resolução de conflitos. Mas, é importante estar preparado para a melhor maneira de conduzi-lo!

Seja no ambiente familiar, com marido ou esposa, com os filhos, pais, ou mesmo no trabalho, com a sua equipe ou líderes, há momentos em que somente uma conversa franca é capaz de aparar arestas. Promover o alinhamento do foco.

O diálogo é fundamental. Porém, nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, a clareza da informação se perde na emoção. A conversa então toma caminhos sem volta que podem piorar a situação. Quem nunca passou por isso?

Apesar de importante para ajuste do rumo, o diálogo requer que antes de realizá-lo haja um planejamento sobre os pontos a serem tratados.

Portanto, antes de propor uma conversa com este propósito, planeje o que vai falar. Anote os principais pontos que deseja abordar, desta forma, você organiza a mente e se obriga a raciocinar sobre a questão. Além disso, ao pensar antecipadamente você trabalha a emoção minimizando a probabilidade que ela atrapalhe a sua comunicação na hora da conversa.

Aprenda a administrar a emoção e perceba como seus pensamentos e ações se tornam mais claros e assertivos.

Tem uma frase atribuída à escritora americana Ellen Gould White que diz “A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam.”

1234!