30 jul, 2018 / por Bento Augusto

A inteligência emocional é uma habilidade indispensável para obter sucesso na vida pessoal e profissional. Lidar com as emoções é uma tarefa desafiadora em muitos momentos e requer estabilidade psicológica para conseguir.

As respostas aos sentimentos costumam ser imediatas e a questão é: como você lida com suas emoções? Como reage as ordens e feedbacks negativos?

Embora o QI ainda seja importante, ele deixou de ser a melhor medida para avaliar as capacidades de um indivíduo há muito tempo pois se não administrar de maneira inteligente as emoções, o ser humano torna-se limitado em tudo o que fizer.

A inteligência emocional possui cinco componentes: autoconhecimento que é a capacidade de reconhecer uma emoção quando ela ocorre e lidar com isso, a motivação para permanecer focado em determinado objetivo, as habilidades sociais para lidar com você e com o próximo, a empatia para se colocar no lugar do outro e reconhecer suas emoções e por fim, o autocontrole, que é lidar com os desafios de maneira positiva.

Para a ciência, 70% das pessoas que possuem altos níveis de QI são superadas por pessoas emocionalmente inteligentes. Muitas empresas já compreenderam a importância desta habilidade e até a Força Aérea dos EUA, passou a considerar em um processo de seleção algumas capacidades como empatia e autoconhecimento, o que os leva a economizar aproximadamente US$ 3 milhões por ano.

Uma pesquisa realizada por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores de livros sobre inteligência emocional, apenas 36% das pessoas conseguem lidar com as próprias emoções. O mesmo estudo ainda constatou que, a inteligência emocional é um dos principais diferenciais de profissionais de sucesso e fornece resultados extraordinários na vida pessoal e profissional.

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente em capacitações técnicas e embora estes conhecimentos sejam importantes, as habilidades emocionais são o que auxiliam a solucionar conflitos e lidar com os desafios de maneira saudável. Quanto mais aprimoramos a inteligência emocional, melhor seremos para os outros e para nós. Além de ser uma característica que pode ser desenvolvida com a prática, ser emocionalmente inteligente também amplia a nossa visão de mundo.

Para desenvolver a inteligência emocional, busque fazer uma autoavaliação e identifique suas dificuldades e limitações, comece a lidar com elas. Quando os problemas são identificados e resolvidos, são transformados em atitudes mais sensatas e consequentemente aumentam o desempenho nas relações profissionais e pessoais. Tudo depende de você!

1234!