18 jun, 2018 / por Bento Augusto

Para a PNL, o processo de aprendizagem tradicional é baseado em cinco níveis: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, competência inconsciente e maestria.

Isso significa dizer que é normal em um determinado momento da vida a gente não saber fazer algo e nem ter ideia de que não sabe.

É como aprender a escrever, por exemplo. Uma criança não sabe escrever mas em uma fase não sabe que não sabe fazer isso. Aos poucos, ele começa a ver letras, alguém a leva ao aprendizado e ela percebe que ainda não sabe fazer aquilo. Com treino, ela sabe que sabe escrever mas ainda precisa se concentrar para conseguir. Em um determinado momento ela já não precisa mais pensar que b+a = ba, então escrever uma palavra com essas letras torna-se automático. A maestria vai muito além desse nível. Exige mais de 25 mil horas de prática.

Dica: se você busca ter um determinado comportamento possibilitador, mas às vezes se pega repetindo um padrão antigo, pense nos níveis de aprendizagem. Isso pode ajudá-lo a compreender que esse caminho não tem atalhos. Ele só será realizado com dedicação, treino, determinação. Depende de você!

Forte abraço!