30 jul, 2018 / por Bento Augusto

A habilidade de conduzir, integrar e motivar é uma característica típica do líder. Trata-se de uma competência natural, mas que pode ser desenvolvida a qualquer tempo.

Abraham Lincoln tem uma frase que explica muito bem o papel do líder: “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” Ou seja, saber extrair de cada pessoa o seu melhor.

Ser líder é muito mais do que uma atuação profissional. Trata-se de um estilo de vida e de carreira. Requer reflexão para compreender, conduzir e promover o desenvolvimento individual visando o crescimento coletivo.

O autoconhecimento é o caminho para o desenvolvimento de uma liderança equilibrada e eficiente. Afinal, ao tornar-se consciente da própria maneira de agir, analisar e tomar decisões –conduzindo a si mesmo – é possível conduzir melhor as pessoas.

Outro ponto importante para se tornar um bom líder está na comunicação e a Programação Neurolinguística oferece as ferramentas ideais para aprimorar a maneira de se comunicar, aprimorando os relacionamentos e minimizando os ruídos responsáveis pelos ruídos.

Um líder sabe dar feedbacks positivos. Acolhe, respeita e tem empatia pelas pessoas. Cultiva o reconhecimento. Instiga e motiva. Cuida para que o clima na organização seja agradável e produtivo. E o mais importante, inspira a sua equipe pelo seu exemplo.

Desenvolva a sua inteligência emocional e desperte a liderança que existe em VOCÊ!

1234!